Formação de Analista de Custos

 

Objetivo

Prover conhecimentos sobre a área de custos com foco na correta identificação e alocação de seus componentes, para que a organização tenha disponível informação utilizando ferramentas como o ponto de equilíbrio, margem de contribuição, orçamento, além de compreenderem a formação de preço de venda, para a tomada de decisão.

 

A quem se destina

Profissionais das áreas de custos, contábeis, financeiras e econômicas, que necessitem entender nomenclatura, conceito e método de custeio e orçamentos, para análise e suporte na tomada de decisão.

 

Professor

Clayton Neves

Experiencia Profissional

- Pós Graduado com MBA em Gestão Empresarial – FGV.

- Graduado Bacharel em Ciências Contábeis – ANHANGUERA.

- Graduado Bacharel em Administração de Empresas – UNIVAP.

- Experiência de 15 anos atuando em empresas nacionais e multinacionais como gestor Financeiro, Custos, Controladoria e Administrativo, (RH, TI, Comercial, Compras e Jurídico).

- Instrutor dos cursos de Analista de Custos e Orçamentos, Analista Financeiro e Fluxo de Caixa, Análise de Crédito na Tax Solution/SJC.  

 

PROGRAMAÇÃO

Data: 10/08, 17/08, 24/08, 31/08, 14/09, 21/09, 28/09, 05/10/2019

Horário: 13:30hs às 17:30hs

Carga Horária: 32 horas

Local: Avenida Andrômeda, 433 - sala 102 - Ed. Independence - Jd.Satélite

           São José dos Campos - SP -CEP:12.230-000

Ponto de Referencia: Ao lado das Casas Bahia e ao lado do Cartório de Protestos

Investimento:

R$ 600,00 à vista

R$ 680,00 em três vezes (ato + 30 + 60 dias)

Formas de Pagamento: Boleto, Cartão ou Dinheiro.

 

Incluso: Coffee-Break, Material Didático e Certificado de Conclusão.

 

Certificado de Conclusão:

Os participantes receberão o certificado de conclusão, desde que obtenham 75% de frequência.

 

Material Didático:

Os participantes recebem material didático sob a forma de apostilas ou livros ou cópias de outros documentos, para o acompanhamento da explanação.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

Módulo 1: Introdução a Gestão Custos

Objetivos:

- Conhecer todas as nomenclaturas, conceitos e métodos da contabilidade de custos.

- Saber diferenciar os aspectos contábeis e gerenciais, possibilitando a apuração das diferenças e seu entendimento para apoiar a tomada decisão.

 

Abordagem:

- Introdução a contabilidade básica: ativo, passivo, patrimônio liquido

- História, conceito e objetivo da contabilidade de custo

- Princípios contábeis da contabilidade de custo (legislação)

- Classificação de custo, despesa, gastos, perda, ganho, receita e investimento

- Custos Diretos

- Materiais

- Mão de Obra

- Custos Indiretos (GGF)

- Burden e Overhead

- Custos fixos e variáveis

- Departamentalização

- Centros de Custos

- Rateios e critérios de rateios

- PCP e atividades relacionadas ao departamento de custos

- Estrutura de Produtos – PCP

- Roteiro de Fabricação – PCP

- Custo Padrão

- Custo Real

- Análise, ajustes das variações entre custo real x padrão

- Tipos de custeio: custo ABC, absorção e variável

- Comparação entre os métodos absorção x variável

- Apuração da diferença na DRE (Resultado)

- Valorização do estoque pelo método de absorção (Legislação)

- Ponto de equilíbrio contábil, econômico e financeiro

- Margem de contribuição unitária e global (mix produtos)

- Margem de segurança

- Análise de Custo/Volume/Lucro

- P&L: perda e lucro unitário ou global

- Markup divisor e multiplicador

- Formação do Preço de Venda

- Inventários de estoque periódico e permanente

- Avaliação de Estoques: UEPS / PEPS / Custo Médio

- Apuração do CMV, CPV ou CSV

- Giro de estoque: em quantidade e valores

- Informações gerenciais de custos: preço venda, margem, custo e resultado

- Informações do custo contábil e gerencial, e seus impactos diretos na DRE

 

Módulo 2: Introdução a Gestão Orçamentária

Objetivos:

- Conhecer e compreender os tipos de orçamentos, suas funções e seus objetivos.

- Compreender porque as organizações fazem orçamentos e os processos que elas utilizam.

 

Abordagem:

- Aspectos conceituais dos orçamentos

- Função e objetivo dos orçamentos nas organizações

- Conceitos de planejamento e controle

- Relacionamento entre os elementos do plano orçamentário

- Vantagens e limitações dos orçamentos

- Definição e função do centro de responsabilidade (custo, lucro e investimento)

- Fatores críticos e de sucesso para implantação dos orçamentos

- Como elaborar peças orçamentárias

- Definição de premissas e metas

- Análises e projeções dos cenários econômicos e financeiros

- Premissas econômicas

- Premissas financeiras

- Premissas operacionais

- Custo padrão e custo real na orçamentação

- Os tipos de orçamento, seus objetivos e aplicabilidade

- Orçamento Base zero

- Orçamento por tendência

- Orçamento estático

- Orçamento flexível

- Orçamento ajustado

- Orçamento corrigido

- Budget e forecast

- Rolling Budgeting e Rolling Forecasting

- Conhecendo e detalhando o orçamento Base Zero

- Implantando o orçamento Base Zero

- Premissas do orçamento Base Zero

- Peças orçamentárias: capacidade produtiva, produção, receita, despesa, estoque, investimentos, vendas e fluxo de caixa

 

OBSERVAÇÕES

  ***CASO A EMPRESA SEJA RESPONSÁVEL PELO PAGAMENTO DO CURSO, FAVOR INFORMAR OS DADOS CADASTRAIS DA EMPRESA NA FICHA DE INSCRIÇÃONO CAMPO OBSERVAÇÕES.

*** É DE EXTREMA NECESSIDADE  O PREENCHIMENTO DA FICHA DE INSCRIÇÃO, POIS ATRAVÉS DA MESMA EMITIMOS AS NOTAS FISCAIS, CERTIFICADOS, LISTAS DE PRESENÇAS. E  CASO HAJA ALGUM CONTRATEMPO, TEREMOS COMO ENTRAR EM CONTATO COM OS PARTICIPANTES DOS CURSOS.

CERTIFIQUE-SE TODAS AS INFORMAÇÕES ESTÃO CORRETAS PARA QUE POSSAMOS CONFIRMAR SUA INSCRIÇÃO. 

 


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O inscrito que não comparecer ao evento após a confirmação de sua inscrição arcará com uma multa de 10% do valor do curso, salvo se providencie o cancelamento de sua inscrição até 2 (dois) dias antes da data de início do evento. O participante que desistir ou cancelar sua participação no curso com o mesmo em andamento, não terá direito a devolução do valor já pago. 

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